terça-feira, 9 de outubro de 2012

10 Pratos da Venezuela


1-Arepa



    Sustento de numerosas famílias venezuelanas, as arepas, atribuídas aos indígenas, são feitas com milho e sua cor varia em dependência do grão utilizado. Este prato vai acompanhado de manteiga e é costume comê-lo recheado com diferentes produtos, entre eles presunto, queijo, atum, frango, salsichas, feijão ou ovos. Daí toma a grande variedade de nomes como Reina Pepeada, a Dominó e a de Queijo Amarelo. Quando se faz com mandioca, se chama de Casabe.
    As arepas são elaboradas de várias maneiras, em depedência do território de origem: delgadas na região andina, mais grossas na central e grandes na zona oriental.

Ingredientes
1 xícara de chá de farinha de milho amarela.
½ colher de sobremesa de sal.
1 colher café de pimenta-do-reino branca moída
1 colher de sopa de alho em pó
½ colher sopa de fermento químico em pó
1 ovo
1 xícara de Água fervente
mussarela ralada agosto
manteiga agosto
Modo de Preparar
Em uma tigela, misture a farinha de milho, o sal, a pimenta e o fermento. Acrescente o queijo e misture mais um pouco. Com um garfo misture a massa adicionando a água fervente.
Junte o ovo e continue misturando com o garfo até que a massa desgrude das laterais da tigela. Amasse a massa com as mãos apenas até formar uma bola. Molde pequenos pedaços da massa na forma de hambúrgueres grossos.
Em uma panela anti-aderente, aqueça um pouco de manteiga e coloque as arepas até que fiquem douradas dos dois lados. Sirva as arepas quentes com queijo ralado ou molho de tomate ou creme azedo se preferir.
RECHEIO
Rechear ao seu gosto


 

2- LA CACHAPA


   
Ingredientes
12 milhos verdes bem macios 
01 pitada de açúcar 
01 pitada de sal 
125 gramas de queijo branco suave 
Leite 
Azeite
Modo de Preparar
Tire todos os grãos do milho verde e moa até ficarem muito finos e sair o leite do milho. Rale o queijo bem fininho e misture com o milho. Depois coloque o açúcar mascavo e o sal até obter uma massa lisinha. Se ficar muito grossa, coloque um pouco de leite.
Em uma frigideira bem quente, untada com azeite, coloque um pouco da mistura, fazendo uma camada bem fina. Deixe dourar, vire e deixe dourar também o outro lado. As cachapas devem ser comidas bem quentes, puras ou com manteiga. Outra dica é colocar um pedaço de queijo no meio da cachapa e dobrar.





                                                 3- Pabellón Criollo 


   
    Originário de Caracas, o Pabellón Criollo é considerado o prato nacional, muito consumido pela classe alta durante o período colonial. Este prato é composto por 4 partes diferentes que são servidas em conjunto:

-Carne mechada (carne desfiada)
-Caraotas negras (feijão preto)
-Tajadas (banana pão frita)
-Arroz blanco (arroz branco)
 
  1°- Carne mechada - Ingredientes
800g de carne de vitela
2 cebolas médias
2 pimentos, 1 verde e 1 vermelho
4 dentes de alho
4 tomates grandes bem maduros (congelar primeiro)
Pimentão doce q.b
1 cubo de caldo Knorr de galinha
Azeite, sal, louro, pimenta preta em grão e pimenta q.b
Preparação
Cozinhar a carne numa panela de pressão com: água temperada de sal, louro e grãos de pimenta. Depois de começar a rodar deixar ferver 40 minutos. Escorrer a carne e deixar arrefecer.
Depois de fria, desfie a carne com os dedos em fios finos.
Corte os restantes ingredientes em juliana.
Refogue a cebola, os pimentos e o knorr. Junte o tomate e deixe refogar 5 minutos.
Adicione a carne deixe refogar até formar um molho.
Se necessário rectifique os temperos.
  
   2°- Caraotas negras - Ingredientes
500g de feijão preto
2 cebolas médias
1 pimento vermelho
4 dentes de alho
Pimentão doce q.b 
cominhos q.b
200g de chouriço ou carne fumada
Preparação
Num tacho coloque água suficiente para cobrir o feijão, quando a água começar a ferver junte o feijão, tempere de sal e junte a carne/chouriço.
Deixe cozinhar +/- 1hora.
Faça um refogado com a cebola, o alho, o pimento, pimentão doce, sal e uma pitada de cominhos.
Quinze minutos antes de retirar o feijão do lume junte-lhe o refogado, mexa e tape até que a água desapareça, mas não por completo.

    3°- Tajadas - Ingredientes
2 banana pão, bem maduras e grandes
azeite q,b
Preparação
Descasque as bananas e parta-as em 4, no sentido do comprimento.
Frite-as em azeite até ficarem bem douradinhas. Retirar com cuidado para não partirem.

    4°- Arroz blanco - Ingredientes
1 copo de arroz
2 copos de água
azeite q.b
sal
Preparação
Lave bem o arroz. Frite-o depois em azeite e tempere de sal.
Quando começar a ficar translucido junte a água, deixe ferver em lume não muito alto por 10 minutos.
Tape a panela e deixe secar por 5 minutos com o lume no mínimo.




 4-Hallacas




    A hallaca, é um prato representativo do Natal venezuelano e embora com muitas variantes, o guisado é misturado com milho, carne de cerdo, galinha, azeite, cebola, alho 'porro', cebolinha, alcaparreira, pimentão vermelho, pimenta doce, produtos em conserva de mostarda, vinagre e sal. Esta massa, após ser moida, é introduzida nas folhas de banana, para depois fervê-las.
    Segundo expertos, o vocábulo hallaca provém do guarani e deriva da palavra 'ayúa' ou 'ayuar', que significa misturar ou revolver, embora para outros procede de alguma língua aborígene do ocidente do país, cujo significado é envoltório. Para muito, foi ideada pelos escravos negros que trabalhavam nas cozinhas das famílias brancas, ao utilizar a massa de milho dos índios e os guisados que sobravam dos amos.

Ingredientes
3 xícaras de milho verde fresco (ou enlatado)
1 xícara de banha
Sal
Recheio
1 e ¼ xícara de pimentão verde em tirinhas
1 e ½ xícara de cebola picadinha
½ xícara de alcaparras
½ xícara de óleo
3 colheres (sopa) de passas sem sementes e deixadas de molho
1 colher (sopa) de cominho
2 colheres (sopa) de açúcar
1 quilo de frango cozido, desossado e sem pele, cortado pedacinhos
½ quilo de carne de porco sem gordura e cortada em cubinhos
½ quilo de carne bovina cortada em cubinhos
4 tomates sem pele e sem sementes picados
25 azeitonas, verdes recheadas
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada

Modo de Preparar
Cozinhar o milho em água. Coar, depois de bater no liquidificador ou depois de passar pelo moedor. Misturar com a banha e o sal. Amassar até obter uma massa lisa e homogênea. Reservar. À parte, dourar as carnes de porco e de boi, no óleo. Depois de bem douradas, retirar com a escumadeira. No mesmo óleo, refogar a cebola e o pimentão. Juntar os tomates e cozinhar até obter um molho espesso. Acrescentar as carnes, as alcaparras, o açúcar, o cominho, o sal e a pimenta. Cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Juntar o frango e a salsa. Retirar do fogo. Cozinhar 3 colheradas da massa reservada no centro de uma folha de papel manteiga (na Venezuelaa se usa folha de bananeira) e estenda-a até obter um retângulo, de 15 cm de largura por 18 cm de comprimento. Colocar no centro, 3 colheradas de recheio, 4 a 5 passas e 1 azeitona. Dobrar cuidadosamente o papel (que naturalmente deverá ser maior do que a massa estendida), fechando promeiro as bordas pela largura e depois pelo comprimento. Envolver com outra folha de papel e amarre com um fio. Para aquecê-las, colocar sobre uma peneira e mergulhe em caldo fervente, por 10 minutos. Retirar, deixar escorrer um pouco e tirar o papel. Abrir com cuidado, a outra folha também. Se quiser usar folhas de bananeira, lavar com água e uma esponja, com cuidado e sempre no sentido das nervuras, para que não rasguem. Cortar a folha do tamanho adequado (cerca de 25 cm de lado) e seque com um pano.






 5-BIEN ME SABE

 

Ingredientes
Para o biszcochuelo (bolo)
05 ovos
150 gramas de açúcar
Casca de ¼ de limão
01 pitada de sal
01 pitada de baunilha
150 gramas de farinha
Para o creme
03 cocos grandes
03 xícaras de água quente
18 gemas de ovo
01 pitada de sal
03 ½ xícaras de açúcar
½ copo de vinho doce
Para o merengue
03 claras de ovo
½ xícara de açúcar
Canela a gosto
Modo de Preparar
Antes de tudo, faça o bizcochuelo, que é um tipo de bolo. Bata na batedeira os ovos, o açúcar, a casca de limão e o sal por cerca de sete minutos, até que a massa fique bem grossa. Depois, ponha a baunilha e bata por mais sete minutos. Em seguida acrescente a farinha aos poucos e misture lentamente com uma colher de pau. Coloque em uma fôrma e leve ao forno por 30 a 40 minutos.
Logo após, parta os cocos, tire a polpa e coloque no liquidificador. Acrescente duas xícaras de água quente e triture bem. Em seguida coe com uma peneira bem fina e coloque as gemas e o sal. Mexa e reserve a mistura.
Depois, ponha em uma panela o açúcar e uma xícara de água e cozinhe em fogo alto sem mexer, até formar uma calda a ponto de fio. Desligue o fogo e acrescente a mistura de leite de coco e ovos que foi reservada anteriormente. Bata energicamente até formar um creme homogêneo. Coloque de novo no fogo e mexa devagar até que levantar a fervura. Retire e deixe esfriar um pouco.
Corte o bizcochuelo em fatias finas e coloque em um pirex, fazendo uma camada. Regue com um pouco do vinho doce e em cima coloque uma camada do creme. Faça várias camadas nesta ordem, sendo que a última camada deve ser a de creme.
Prepare o merengue batendo as claras em neve com açúcar e coloque sobre o creme fazendo ligeiros picos. Ponha um pouco de canela por cima e sirva bem frio.


6-Torta de banana - Torta de platano




Ingredientes
7 a 8 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras de queijo branco
3 bananas maduras
Canela
3 ovos
Modo de Preparar
Cortar as bananas em rodelas e fritar na manteiga. Quando estiverem douradas, retirar e escorrer sobre papel absorvente. À parte, misturar o queijo com o açúcar e canela. Em outro recipiente bater as gemas até que fiquem cremosas. Misturar as gemas com as claras. Despejar ¼ da mistura numa fôrma, untada e enfarinhada. Espalhar em cima 1/3 das rodelas de banana e cobrir com 1/3 do queijo. Repetir as operações, sendo a última camada de gemas e claras. Levar ao forno médio, preaquecido, cerca de 30 minutos. Pode ser consumido quente ou frio, diretamente da fôrma ou desenformado. Na Venezuela é muito apreciado como acompanhamento de pratos de carne, porém pode ser servido como sobremesa.





 7-Queijinhos de abacaxi - Quesillos de pina



 

Ingredientes
1 e ½ xícara de suco de abacaxi
1 e ½ xícara de açúcar
½ xícara de água
1 lata de leite condensado
2 gemas
3 ovos
Modo de Preparar
Preparar um caramelo escuro com 1 xícara de açúcar e a água. Despejar numa fôrma de pudim e espalhar bem, rapidamente. Deixar esfriar. Num recipiente, bater os ovos com as gemas até ficar consistente. Juntar, aos poucos, o leite condensado, o suco de abacaxi e o açúcar restante, sem parar de bater. Passar pela peneira e despejar na forma caramelizada. Cozinhar em banho-maria, em forno médio, preaquecido, até ficar pronto. Deixar esfriar bem, passar uma faca nas bordas e desenformar. Cobrir com o caramelo que ficou no fundo da fôrma.






                                                              8- Asado Negro

  

Ingredientes
  • 11/2 kg de carne (assado- corte redondo)
  • 11/2 xícaras (chá) de óleo de milho
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 cebola grande cortada em cubos pequenos
  • 3 cabeças de alho amassado
  • 1 kg de tomates maduros sem pele e sem sementes
  • 1/2 litro de vinho, cerveja preta ou água (a gosto)
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
  • Na noite anterior à preparação pegue a carne e limpe deixando parte da capa de gordura que o cobre.
  • Tempera a carne esfregando a mesma com os alhos amassados, o sal e a pimenta a seu gosto, banhe-o com vinho tinto cubra-o e deixe-o dormir na geladeira essa noite.
  • Esquente muito bem o óleo numa panela e acrescente o açúcar mascavo ou açúcar comum.
  • Quando este escuro, sele a carne com esta mistura, até que fique praticamente negra (preta) de-lhe seu tempo para que fique realmente escura.
  • Aparte corte as cebolas em cubos pequenos, passe os tomates em agua quente para retirar a pele e as sementes e deixe-os em pedaços.
  • Acrescente as cebola à panela, deixe ficar transparente e acrescente os tomates, um pouco de água, sal e pimenta, deixe cozinhar tampada até que este tenra (suave).
  • Deve acrescentar agua se for necessário para que não se seque.
  • Quando estiver pronto, deixe-o repousar antes de cortar-lo, sirva em seguida.





9-Ponche Crema





Ingredientes
  • 5 gemas de ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/4 xícara (chá) de run
  • 1 colher (chá) de baunilha
Modo de preparo

  • Bata as gemas para um primeiro período de 3 minutos (para perder esse sabor de ovo) e, em seguida, adicione o leite condensado, o rum baunilha.
  • Repouse tudo isso por um período de 5 minutos.
  • Coloque em garrafas de vidro e refrigere.
  • Isso pode levar, no momento, mas se deixar na geladeira cerca de 3 dias fica muito melhor.





                                                             10- Tequenos




Da farinha de trigo se obtêm os tequeños, uns rolinhos com queijo, muito degustados antes de uma comida ou como complemento a uma bebida.

Ingredientes

·                         500 gramas de farinha
·                         250 gramas de manteiga
·                         1 unidade de ovo
·                         1/2 colher de sopa de sal
·                         água morna (o necessário para formar uma massa suave e elástica) a gosto
·                         queijo duro branco cortado em palitos de 7 x 2 cm (preferivelmente o queijo chamado "llanero" ou queijo curado) a gosto
·                         óleo (bastante para poder fritar) a gosto

Modo de Preparo

   -Coloque a farinha em forma de corôa numa mesa, e acrescente o sal, a manteiga e o ovo, misture muito bem e acrescente progressivamente, segundo se requer para formar uma massa suave e elástica.
   -Amasse muito bem e deixe repousar pelo menos 30 minutos. (meia hora)
   -Corte a massa em dois pedaços e disponha de uma mesa ampla e um rolo de macarrão para estender a massa
   -Polvilhe com um pouquinho de farinha a mesa e estenda a massa de forma parelha, até que a massa esteja fina.
   -Corte em tiras uniformes e com elas forre os palitos de queijo muito bem.
   -Procure estirar a massa muito bem para forrar os pauzinhos de queijo e não deixar buracos, para que não se escape o queijo.
   -Esquente muito bem bastante óleo numa frigideira ampla ou panela e frite os tequenhos (tequeños) até que dourem

Nenhum comentário:

Postar um comentário